Dias 19 de cada mês
consagrados a São José

É prática geralmente admitida entre os devotos de São José consagrar-lhe o dia 19 de cada mês. Além da comunhão, costumam fazer outras preces, podendo servir para esse fim algumas meditações mensais.

A cada mês, esta página trará a meditação correspondente para o dia 19.

Orações iniciais

Invocação ao Espírito Santo:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de Vossos fiéis, e acendei neles o fogo de Vosso amor.
V. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações de Vossos fiéis com as luzes e os dons do Espírito Santo, fazei com que saibamos apreciar retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso.
Amém.

Oração Preparatória
Senhor meu Jesus Cristo, que tanto amor manifestastes a esse Varão justo, a quem na terra dáveis o nome de pai, e que vos gozais nos louvores que damos às virtudes que ele praticou, e às grandezas e privilégios com que vós mesmo o enriquecestes, fazei que conheçamos essas virtudes e que as pratiquemos.
Tentamos nestes cultos unir-nos a vosso coração agradecido, para com ele agradecer os benefícios que São José vos fez, e sobretudo os muitos que por sua intercessão temos nós recebido.
Virgem Santíssima, Esposa amantíssima e amadíssima de São José, Vós honrastes este grande Santo como ele merecia ser honrado, porque conhecíeis seus méritos e o muito que ele valia, e também porque com o trato contínuo com ele e com os serviços que vos fazia, tinha obrigado o vosso coração: fazei que eu conheça suas virtudes e que as imite, para me fazer digno de seu amor.
Ó glorioso Patriarca, pai nutrício de Jesus, Esposo de Maria, pelo amor que tivestes a estes dois entes queridos, suplico-vos que me alcanceis o amor de Deus, e uma devoção constante a estes meus queridos Jesus e Maria, e graça para aproveitar-me deste exercício.
Amém

DIA 19 DE MARÇO
Meditação

Por que foi tão feliz a morte de São José

Ponto 1 - A morte de São José foi felicíssima, porque foi a morte do justo... Ao justo mandou deus dizer que se alegrasse porque lhe iria bem na morte, e que nesse momento há de receber o prêmio e fruto do que sofreu e praticou em vida. Como foi até agora a tua vida?

Ponto 2 - A morte de São José foi a morte do servo fiel, a quem Nosso Senhor constituiu sobre sua família... Cumpriu ele fielmente seu ministério, foi guarda diligente de Jesus,e sposo fidelíssimo de Maria. Que felicidade escutar na morte aquelas palavras: alegra-te, servo fiel, entra no gozo do teu Senhor. Como serves tu a Deus?...

Ponto 3 - Foi São José administrador da herança e riqueza que Deus tinha na terra; mas que conta tão boa soube ele dar!... Guardou e defendeu a Jesus, alimentou a Deus! conservou a vida de Deus!... Foi custódio da Virgem Imaculada, Maria... Na hora da morte era justo que Deus lhe pagasse, que lhe pagasse Nossa Senhora... Agora é feliz para sempre!

Fruto - Pergunta-te amiúde: como quereria ter servido a Deus na hora de minha morte?

ORAÇÃO

Ó Deus, que por uma inefável providência vos dignastes escolher o bem-aventurado José para esposo de vossa Mãe Santíssima; concedei-nos, que aquele mesmo que na terra veneramos como protetor, mereçamos tê-lo no céu por nosso intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém...

Oração final

Felicíssimo Patriarca, tão ternamente amado de Jesus e de Maria, que vos manifestaram esse amor principalmente na morte soberanamente preciosa que tivestes. Que consolação a vossa, meu amantíssimo Protetor, quando nesse derradeiro instante, Jesus e Maria, assistindo a vosso lado, defenderam vossa alma dos insultos dos inimigos, e a levaram depois ao seio de Abraão!

Este instante espantoso há de chegar sem remédio para nós, e ainda na hora menos pensada: que será entã de nossas almas? Vossa vida inocente e as heróicas virtudes que praticastes, e sobretudo a presença de vossos queridos Jesus e Maria, vos deram essa preciosa tranqüilidade com que passastes deste mundo; mas que será de nós?

Iludidos pelos inimigos e pelas paixões, nos entregamos muitas vezes em suas mãos ofendendo a Jesus que nos há de julgar!

Ah! amantíssimo Protetor nosso, à vista duma vida tão pouco conforme à nossa fé, aguardamos com espanto a morte e a conta que depois dela nos espera! Ó pai e protetor nosso, nós sozinhos não ousaríamos aparecer nesse tão justo tribunal, onde é o mesmo Deus que nos há de julgar; vimos portanto pedir-vos, por vossa preciosíssima morte e por vosso felicíssimo trânsito, a vossa poderosíssima proteção agora, para que vivendo uma vida digna do título que levamos, mereçamos também vossa proteção e assistência na morte.

Manifestai, pai amantíssimo, vosso amor em nossa morte; protegei-nos então, protetor nosso eficacíssimo, para que morrendo em graça de Deus, vamos convosco à morada felicíssima dos justos gozar de Jesus e de Maria por toda uma eternidade.
Amém.